“...é um artista que merece todo reconhecimento que está começando a ter dentro do cenário da música de qualidade no nosso país.”

Flávio Guimarães - Precursor da gaita Blues no Brasil e gaitista da banda Blues Etílicos.

Veja o comentário completo de Flávio Guimarães

Paulo Gazela

Release

 

O gaitista e vocalista Paulo Gazela, dono de uma voz potente e de muito carisma, vem atuando no cenário musical de Campinas e região, em eventos, SESCs, SESIs e nas mais consagradas casas de show da região. Também é professor de gaita, passando adiante os seus 14 anos de experiência profissional no instrumento.

 

Paulo Gazela está envolvido em projetos relacionados ao Blues desde 2004, entre eles o Fest In Blues Campinas (Festival Internacional de Blues de Campinas), no qual faz parte da produção. Atualmente é reconhecido como um dos principais fomentadores do Blues da região. Foi escolhido para ser fotografado para a exposição “Campinas em Retrato” do SENAC de Campinas ao lado de mais 17 celebridades da cidade. Foi retratado também pelo cartunista Bira Dantas em suas tirinhas no jornal Correio Popular (jornal de maior circulação de Campinas).

 

Após vários anos atuando em diversas bandas de Blues e Rock'n'Roll, Paulo Gazela direcionou sua carreira especificamente para o Blues. Hoje encabeça três projetos dentro do estilo: “Paulo Gazela Blues Band”, um quarteto no estilo Chicago Blues com a qual gravou o seu primeiro disco “Singin’ Good Ol’ Songs with Good Ol’ Friends”; o “Dockery Duo”, onde pesquisa o blues rural do ínicio do século; seu mais novo projeto, a “Big Band Blues”, onde apresenta o repertório que mescla o Blues com o swing das Big Bands.

Em 2013 e 2014 apresentou o Workshow "História Social do Blues" ao lado de Bruno Mothe, no qual mostrou a trajetória do negro norte-americano através de sua música. Esse projeto visou o público adolescente das comunidades carentes de Campinas e 20 shows foram apresentados em ONGs, Escolas Públicas de ensino médio e na Fundação Casa. Esse projeto foi contemplado pelo FICC (Fundo de Investimento a Cultura de Campinas), da Secretaria de Cultura de Campinas.

 

Apresentou de 2008 à 2010 o espetáculo “Resgatando a História do Blues”. Neste espetáculo, Gazela, com sua banda e um grupo de teatro, apresentou de forma didática a história social do Blues, assim como sua importância na formação da cultura negra norte-americana e o paralelo com nossa cultura. Este espetáculo marcou, também, a estreia de Paulo Gazela como ator. Também estavam inclusas neste projeto oficinas de gaita, nas quais Paulo Gazela apresentava o instrumento e, através dele, apresentava alguns conceitos básicos de música. Esse projeto foi contemplado pelo Proac, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Paulo Gazela com Mud Morganfield.

Equipe da Produção do 1º Fest In Blues Campinas.

Show do Mud Morganfield e Igor Prado Project na Concha Acústica do Taquaral.

Show da Big Band Blues na Concha Acústica do Taquaral.

Equipe da Produção do 1º Fest in Blues Campinas com Eric Sardinas & Big Motor.

Show do Dockery Duo na abertura da exposição "Blueseiros" dos Cartunistas Fabiano Carrieiro e Bira Dantas.

Show da Big Band Blues na Concha Acústica do Taquaral.

Show do Dockery Duo na loja Riva Rock

Show da Big Band Blues na Concha Acústica do Taquaral.

Workshow "História Social do Blues" na Escola de música EMT Campinas.

gaz com mario Cau.jpg

gaz com mario Cau.jpg

Paulo Gazela ao lado do Ilustrador Mario Cau no lançamento da HQ Terapia.

Participação de Paulo Gazela com Douglas Eurico Blues Band.

Show da Paulo Gazela Blues Band no Almanaque Café.

Show da Big Band Blues na Concha Acústica do Taquaral.

Participação de Paulo Gazela com Douglas Eurico Blues Band.

Participação de Paulo Gazela no Show de Felipe Bipão.

Gaz gaita.jpg

Gaz gaita.jpg

Participou de 2008 a 2010, da banda oficial do tradicional bar de Campinas “Delta Blues Bar”, na qual tocou ao lado do guitarrista Ricky Furlani. A banda tocou também em diversos festivais e na Expo Music São Paulo.

 

Participou da gravação do disco Walterama em 2008, ao lado de outros dois grandes gaitistas de Campinas, Fernando Xavier e Rodrigo Eisinger.

 

Tocou nas bandas "Mojo Express" (2000 à 2005) "Cirkus - The Rock'n'Roll Experience" (2007 à 2008), "Voodoo Men" (2005 à 2006), "Edu & Gazela Blues Acústico" (2006 à 2009).

 

Participou das produções do “Blues do Gazela” (Jam Session de Blues semanal no bar Pantannal em Campinas de 2007 à 2008), “Pizza & Gaita” (encontro mensal dos gaitistas

Paulo Gazela organizou, ao lado da Produtora Café Pinguim e do Almanaque Café o 1º Fest In Blues Campinas, um evento que trouxe para cidade 7 atrações que são referências do cenário do Blues Nacional, 6 atrações regionais e duas atrações internacionais, além de 2 workshops, uma exposição de 2 cartunistas e o lançamento de uma HQ sobre o estilo.

 

O Evento que iniciou no dia 10/04 se distribuiu pela cidade em 14 ações que aconteceram no Almanaque Café, Loja de CDs Riva Rock, EMT Campinas, Estação Cultura, Pedreira do Chapadão e Concha Acústica do Parque Taquaral. Trouxe artistas como Blues Etílicos, André Christovam, Fred Sunwalk, Adriano Grineberg Quarteto e Vasco Faé, além das atrações internacionais Eric Sardinas & Big Motor e o filho do lendário Muddy Waters, Mud Morganfield, ao lado do Igor Prado Blues Project.

 

O evento, que foi um sucesso de público, teve seu ápice no encerramento na Concha Acústica do Taquaral com os shows da Big Band Blues, Blues Etílicos e Mud Morganfied, que contou com um público de mais de 5 mil pessoas.

                                                      de Campinas de 2007 à 2009), Lançamento do CD do Gaita-L (encontro nacional de gaitistas em 2008), workshop com o gaitista americano Howard Levy, "Sunday Blues" (Jam Session de Blues semanal em São Paulo em 2005), “Gaita in Concert” (encontro de gaitistas de Campinas em 2004 e 2005). 

 

Fez show de abertura para as atrações internacionais Mud Morganfield (vocalista americano filho do Muddy Waters), Eric Sardinas & Big Motor (banda americana), “Savoy Brown” (banda de Blues inglesa), R.J. Mischo (gaitista americano) e para as atrações nacionais Blues Etílicos (banda Carioca), Flávio Guimarães (gaitista carioca), Blues Jeans (banda paulistana), Orquestra Paulista de Harmônicas e banda Blues The Ville (banda de São Carlos).

 

Já fez participações ao lado de J.J. Troche (gaitista argentino), Nicholás Smoglian (gaitista argentino), Luís Rocha (gaitista soteropolitano), Ivan Marcio (gaitista paulistano), Big Chico (gaitista jundiaiense), Geison Cezare (gaitista paulistano), Little Will (gaitista paulistano),  André Carlini (gaitista paulistano), André Yousef e Adriano Grineberg (pianistas paulistanos), entre outros.

 

Comentários

“Paulo Gazela é um músico expressivo, idealista do blues e fomentador da cultura e da boa música.

Tive o prazer de conhecê-lo ainda garoto, nos shows e workshops que fiz em Campinas ainda na década de 90. Foi com alegria que o vi se transformar num band leader experiente, cantor seguro e gaitista de mão cheia. Já tocamos juntos algumas vezes e o entrosamento foi mais que natural, já que temos as mesmas influências e gosto musical.

Seu trabalho consistente como produtor atingiu seu auge recentemente, quando idealizou e produziu o Fest In Blues Campinas. Já na sua primeira edição, o festival se firma como um dos melhores do Brasil e coloca Campinas e seu grande público novamente na rota do blues.

Gazela demonstra grande versatilidade, é um artista que merece todo reconhecimento que está começando a ter dentro do cenário da música de qualidade no nosso país.”

 

Flávio Guimarães – Precursor da gaita Blues no Brasil e gaitista da banda Blues Etílicos

 

Entrega é a palavra que define a Paulo Gazela Blues Band, uma palavra simples, mas muito difícil de ser atingida quando se toca uma musica de língua estrangeira no Brasil.

 

Adriano Grineberg – Renomado pianista do cenário nacional, hoje se destaca pelo seu projeto de Blues e World Music

 

Paulo Gazela Produções

Paulo gazela usa:

Gaitas Blues Harp da Honner

 

Microfone de gaita Green Bullet da Shure

 

Microfone de voz Beta 58 da Shure

 

Amplificador Pró-Junior da Fender

Próximas datas

Dia 03/02 - Segunda-feira

Big Band Blues no Mercado das Artes - Vinhedo SP

Dia 07/02 - Sexta-feira

Blues acústico no Home BBQ - Campinas SP

Dia 18/02 - terça-feira

Terça Blues no Candreva Bar - Campinas - SP

Please reload

Apoio:

© Paulo Gazela. Criado com Wix.com